Logo Parimpar
Instagram Parimpar
youtube-Parimpar
Linkedin-Parimpar
Facebook-Parimpar
Editor HTML Online
   

A charanga da LILI vol.9 nº.1 (2022)
ISSN 2764-166X

 

Uma inovação na década de 1940 no Brasil, o ensino a distância.

 

Josefa estava ansiosa por receber o material que seria encaminhado pelo Instituto Universal Brasileiro (IUB). Sim, o IUB inovava à época, os idos anos de 1940 e reproduzia cursos de curta duração e profissionalizantes ao encaminhar, mediante pagamento, apostilas, cartilhas contendo atividades e conteúdos diversos. Com relação a Josefa, o curso de corte e costura utilizando o método Centesimal era uma coqueluche, e ela queria melhorar o seu atelier, um quartinho reservado na sua casa, ao reproduzir as vestimentas do dia a dia, divulgas nos filmes de Hollywood para suas clientes, a cada dia mais exigentes e, é claro, aumentar a sua renda mensal.

É verdade, Josefa não se fez de rogada ao ler no jornal da sua cidade a seguinte propaganda: “assegure seu futuro, estudando por correspondência”. Bastava recortar e preencher o cupom, que já continha o código do curso escolhido, enviá-lo para a caixa postal 5058, em São Paulo. Para evitar disse me disse, por conta da incredulidade das pessoas nessa forma de educação, a distância, Josefa manteve sigilo sob a forma com que conseguiria colocar em prática sua façanha, até mesmo para o seu esposo.

Nossa! Quando recebeu as cartilhas, apressou-se por resolver os exercícios propostos, porque precisava se qualificar o quanto antes. Varava noites, quebrando a cabeça na tentativa de compreender as orientações expressas naquele material, de alta qualidade. E não é que ‘água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’ e Josefa venceu mais esse desafio.

Feliz da vida, Josefa emoldurou o certificado emitido pelo Instituto Universal Brasileiro e o colocou em local de destaque no seu atelier. Foram tantas as encomendas depois disso, que ela se inscreveu em mais um curso a distância: o de contabilidade.

Patiluc