Logo Parimpar
Instagram Parimpar
youtube-Parimpar
Linkedin-Parimpar
Facebook-Parimpar
Editor HTML Online
   

A charanga da LILI vol.6 nº.1 (2022)
ISSN 2764-166X

O ABC da educação brasileira moderna!

Era uma vez um menino que ao invés de se tornar médico, como todos de sua família desejavam, fez da sua opção profissional, o magistério, a sua bandeira de vida.

Manuel Bergström Lourenço Filho, mais conhecido como Lourenço Filho, trilhou seu caminho na administração escolar e junto de outros pensadores, em 1932 liderou o movimento de reforma educacional no Brasil, a tal da Escola Nova.

Naquela época, o fuxico era ir aos Estados Unidos, estudar e voltar para o Brasil, trazendo na bagagem as influências norte americanas na educação. Ele costumava dizer que “o verdadeiro papel da escola primária é o de adaptar os futuros cidadãos, material e moralmente, às necessidades sociais presentes e, tanto quanto seja possível, às necessidades vindouras, desde que possam ser previstas com segurança.”

Um cientista pouco lembrado na educação, Lourenço Filho gostava tanto do que fazia que foi capaz de se envolver no campo da psicologia na tentativa de compreender como o processo da leitura e da alfabetização se faz nas cabecinhas das pessoas. O ABC da maturidade da leitura, é um teste rápido rasteiro, capaz de prever o tempo necessário para a equipe pedagógica ensinar a criança a ler e a escrever.

Êta cabra arretado esse Lourenço Filho!

Patiluc