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Os astros no comando da educação. Suplemento da revista eletrônica O giz da educação, vol.5 nº. 1 (2022) ISSN 2764-0477– DOI 10.6084/m9.figshare.19536031

 

MAIO – Será o mês da RENOVAÇÃO

 

O que diz a Base Nacional Comum Curricular

 

“Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. Ao mesmo tempo, a educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade, expresso de diferentes formas: na compreensão perceptiva da paisagem, que ganha significado à medida que, ao observá-la, nota-se a vivência dos indivíduos e da coletividade; nas relações com os lugares vividos; nos costumes que resgatam a nossa memória social; na identidade cultural; e na consciência de que somos sujeitos da história, distintos uns dos outros e, por isso, convictos das nossas diferenças.”

 

Na prática

 

Depois do lapso temporal no qual a COVID-19 obrigou os alunos a se ausentarem das salas de aula (presencialmente), Sophia, por exemplo, aluna do 6º ano do ensino fundamental, retornou aos bancos escolares. A felicidade estampada no rosto daquela menina, não escondia a satisfação de estar ali, de alguma forma, no convívio com o universo estudantil. Só que uma semana depois, lá estava Sophia em casa novamente, porque o professorado havia deflagrado estado de greve em favor da valorização da profissão e de melhores salários. Dois meses se passaram e, frustradas as negociações grevistas, as aulas reiniciaram. Como dever de casa, Sophia se viu às voltas para obter informações acerca da guerra entre Ucrânia e Rússia, como fonte de consulta, para a produção da primeira redação do semestre. Assustada com tudo que leu, chegou à conclusão de que numa possível terceira guerra mundial, o Brasil poderia ser afetado e aí levantou a seguinte hipótese:

- Será que se eu me esconder no país da mamãe, a guerra nos atingirá? Mas qual é o país da minha mãe? E o que vem a ser um país?!!!


Na verdade, o que Sophia imaginou é que na cidade em que a mãe dela nasceu, provavelmente a guerra não a atingiria. Essa é a dúvida de toda criança, principalmente aquela que está começando a se compreender como um ser e, sobretudo, que compõe o conjunto de pessoas que habitam o planeta.

 

Solução científica

 

Milton Santos no seu livro ‘A natureza do espaço’, diz que “a configuração territorial é dada pelo conjunto formado pelos sistemas naturais existentes em um dado país ou numa dada área e pelos acréscimos que os homens superimpuseram a esses sistemas naturais. A configuração territorial não é o espaço, já que sua realidade vem de sua materialidade, enquanto o espaço reúne a materialidade e a vida que a anima.

A compreensão de espaço, tempo e paisagem passa pela história e até pela compreensão matemática de conjunto, quer ver?

Você poderá formar conjuntos geográficos descrevendo as características, conforme o exemplo:

conjunto A = bairro (ruas) 

conjunto B = cidade (ruas, bairros)

conjunto C = cidade (ruas, bairros, cidades) 

conjunto D = continente (ruas, bairros, cidades, países)

Ou ainda, utilizando o Diagrama de Venn, conforme segue:

 

maio 2022  Fonte: próprio autor, 2022

 

Eu acho que prá turma de alunos IMPACIENTES (ver MAPAS) compreender o espaço em que vivemos, considerando as dimensões geográficas, de um modo geral, funcionará bem esse modelito. Depois é só se enfronhar no universo dos conjuntos e ajudar os alunos a compreenderem o sentido de pertinência, interseção, etc.

Lembre-se de considerar, no seu planejamento, aquele aluno que tem um perfil mais ATENCIOSO e aquele que é PRÁTICO. Temos como base comportamental três tipos de perfis (IMPACIENTE, ATENCIOSO E PRÁTICO), assim fica fácil criar estratégias de ensino que auxiliem o aluno a compreender o conceito de espaço, tempo e território. Isso é renovar, isso é ser transdisciplinar!!!

 

Para mim, MADAME ZAPIM, os astros não mentem jamais! 

Educação se faz contando boas histórias!!!

Os astros no comando da educação. Suplemento da revista eletrônica O giz da educação, vol.4 nº. 1 (2022) ISSN 2764-0477– DOI 10.6084/m9.figshare.19536031

 

ABRIL – Refutar, ou melhor, questionar não significa estar em desacordo.

 

O que diz a Base Nacional Comum Curricular

‘Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.’

Na prática

Ana Beatriz, professora de Literatura, pediu aos seus alunos que fizessem a leitura do livro Senhora, de José de Alencar. Como a linguagem de Alencar poderia causar algum ruído na comunicação e, uma certa repulsa quanto à leitura por jovens acostumados à linguagem das redes sociais, ela programou uma roda de conversa, depois da leitura do livro. Uma aula dedicada ao tira-dúvidas. Naquele momento ela poderia explicar exatamente o que seus alunos gostariam de ouvir.

Solução científica

O fato de que alguma teoria seja utilizada repetidamente, não significa que ela não possa ser questionada. Aliás, Popper, um dos grandes filósofos do século XX, já dizia que ‘a ciência produz teorias falseáveis, que serão válidas enquanto não refutadas.’

Exemplo disso foi a revolução na mecânica newtoniana com o experimento de Einstein. Mão na massa prá pesquisar!!!

Para mim, MADAME ZAPIM, os astros não mentem jamais!
Educação se faz contando boas histórias!!!

Os astros no comando da educação. Suplemento da revista eletrônica O giz da educação, vol.3 nº. 1 (2022) ISSN 2764-0477– DOI 10.6084/m9.figshare.19536031

 

MARÇO – Energia é um conceito físico aplicável no dia a dia.

 

O que diz a Base Nacional Comum Curricular

‘Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.’

Na prática

Lá na fazenda do Nhô Tonico de manhãzinha é comum ver um bando de maritacas deitarem o bico, literalmente, nas jabuticabeiras. Prá afastá-las o Bento, neto do Nhô Tonico, usou a mecânica para a construção de uma ferramenta, dotada de energia potencial, para afugentá-las. Ele fez um bodoque prá lá de estiloso.

Que garoto esperto, heim?!

Solução científica

Energia é a capacidade de realizar trabalho e na física, genericamente, energia é igual a calor.

São três os tipos de energia estudadas na física moderna:

Potencial gravitacional RELACIONADA à altura.
Cinética RELACIONADA ao movimento, velocidade.
Potencial elástica RELACIONADA à mola como forma de armazenamento de energia.

A soma das três indicam a chamada energia mecânica. É com essa energia que conseguimos reaproveitar, tirar proveito do que o universo nos oferece e, transformar uma em outra energia.

Para mim, MADAME ZAPIM, os astros não mentem jamais! 
Educação se faz contando boas histórias!!!

Os astros no comando da educação. Suplemento da revista eletrônica O giz da educação, vol.2 nº. 1 (2022) ISSN 2764-0477 - DOI 10.6084/m9.figshare.19536031

 

FEVEREIRO – Imersão é um pit stop muitas vezes necessário.

 

O que diz a Base Nacional Comum Curricular

‘Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).’

Na prática

Numa palestra realizada na Igreja do Bairro em que Nanci mora, ela descobriu que a Empresa que ela tanto sonhava em trabalhar, estava recrutando jovens aprendizes. O problema é que aos 14 anos de idade, depois da gravidez, Nanci largou os estudos. Nesse jogo de soma positiva, o objetivo é de cooperar, ainda que os jogadores de uma forma ou outra saiam ganhando alguma coisa. Nanci então pediu ajuda pra Dona Ruth, sua mãe, e juntas conseguiram o apoio necessário na escola. Nanci pacientemente aguardou a fila de espera e teve sua chance n´outra empresa, como Jovem Aprendiz. Ela teve a ajuda da Taxonomia dos Jogos.

Solução científica

FEVEREIRO – Imersão é um pit stop muitas vezes necessário. vol.2 nº. 1 (2022)

A Nanci teve ainda outros tropeços, mas ela aprendeu que a vida é um jogo.

Para MADAME ZAPIM os astros não mentem jamais
Educação se faz contando boas histórias!!!