Os astros no comando da educação. Suplemento da revista eletrônica O giz da educação, vol.9 nº. 1 (2022) ISSN 2764-0477– DOI 10.6084/m9.figshare.19536031
As competências socioemocionais são valores e atitudes necessárias para se relacionar com as outras pessoas e consigo mesmo, estabelecer objetivos e até enfrentar situações adversas na vida. Essas habilidades são divididas pela BNCC em cinco eixos que trazem qualidades ou traços de caráter a serem trabalhados que podem se entrelaçar às habilidades cognitivas, criando capacidades híbridas no estudante.
As competências gerais e socioemocionais são complementares, portanto, devem ser desenvolvidas em conjunto. Significa dizer que os problemas do dia-a-dia também fazem parte do contexto escolar. A metodologia de resolução de problemas é fundamental para auxiliar à conscientização dos estudantes ao contexto em que vivem. Só assim poderão agir com empatia e respeito mútuo.
Os astros no comando da educação. Suplemento da revista eletrônica O giz da educação, vol.8 nº. 1 (2022) ISSN 2764-0477– DOI 10.6084/m9.figshare.19536031
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza
Que tal utilizar jogos cooperativos para favorecer o entrosamento entre os alunos. Será também uma forma de auxiliar os alunos a refletirem sobre a importância de uma boa convivência, de aceitação das dificuldades de cada um e mais, de recrudescer a empatia, tão importante para minimizar as discriminações.
Chamamos atualmente de jogos cooperativos o que há bem pouco denominávamos de dinâmicas de grupo. Para aplica-los é fundamental que também a docência se prepare para conduzir de forma respeitosa e prazerosa os trabalhos. E nada de pensar que somente na disciplina de educação física será possível aplicar esse tipo de atividade acadêmica. Até nos conteúdos mais complexos e que envolvem números e cálculos será possível aplicar jogos cooperativos.
Os astros no comando da educação. Suplemento da revista eletrônica O giz da educação, vol.7 nº. 1 (2022) ISSN 2764-0477– DOI 10.6084/m9.figshare.19536031
No campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema muito importante nos dias atuais é o bullying. O termo bully pode ser traduzido como valentão, brigão ou tirano. Assim, o termo bullying compreende o conjunto de ações violentas e intencionais (geralmente repetidas) contra outra pessoa e que tem como produto danos que variam desde a ordem física à psicológica, deixando “marcas” não apenas momentâneas, mas também capazes de reverberar ao longo da vida da pessoa que foi alvo do bullying.
Planejamento de ações que auxiliem as crianças e adolescentes a combaterem qualquer tipo de discriminação na escola, e fortaleçam aqueles que se sentirem prejudicados, discriminados ou violentados, considerando os canais para denúncia e diálogo.
Realizar um trabalho conjunto com a equipe pedagógica é uma boa solução. Que tal chamar a turma da psicologia, psicopedagogia, mães, pais e representantes de alunos para uma discussão aberta, clara e informativa. No âmbito das ciências humanas e aí incluímos a psicologia, serviço social, psicopedagogia muitas teorias, testadas e já aplicadas, poderão ser utilizadas em comum acordo. Aí é bom que tudo fique bem claro, explicado e que não restem dúvidas aos participantes. A ética e o respeito aos limites de todos é fundamental para o resultado de sucesso!
Os astros no comando da educação. Suplemento da revista eletrônica O giz da educação, vol.6 nº. 1 (2022) ISSN 2764-0477– DOI 10.6084/m9.figshare.19536031
Dentre as habilidades indicadas pela BNCC para o 3º ano, no campo da leitura ‘na vida pública’ está a de “identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer")”.
Fonte: próprio autor, 2022
Depois de saber o que a meninada pensa sobre isso, organiza as informações e dê uma palhinha sobre gêneros discursivos, nada muito aprofundado, lembre-se a turminha está no 3º ano. Então, tente explicar com objetividade o que seja um gênero discursivo (cotidiano, literário/artístico, escolar, jornalístico, publicitário, jurídico, produção e consumo, entre outros). Crie uma receitinha prá cada gênero.
Fonte: próprio autor, 2022
.Fonte: próprio autor, 2022.
Bora pesquisar uma receita simples e fácil prá fazer na sala de aula e, aproveita prá colocar a turma para fazer a leitura, em voz alta. Eles descobrirão na prática a importância de cada conteúdo e como eles deverão ser organizados, para que ao final, a receita fique bem gostosa e prazerosa!
Legal! Uma aula diferente e gostosa! É só ter bastante atenção quanto ao estilo de dominância da turma (impaciente, atenciosos e práticos). Respeite isso e tenha certeza, suas aulas farão o maior sucesso!