Os astros no comando da educação. Suplemento da revista eletrônica O giz da educação, vol.1 nº. 1 (2022) ISSN 2764-0477 – DOI 10.6084/m9.figshare.19536031
Dentre as competências específicas de Ciências da Natureza, exigidas nas Bases Curriculares Nacionais, está a de: ‘Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.’
A Escola do Júlio tem 12 salas de aula, mas em três, a concentração da indisciplina era elevada. Depois de várias tentativas para minimizar esse problema na escola, a solução encontrada para reduzir a perturbação e manter o sistema em equilíbrio, foi utilizar a Lei de Chatelier. A direção redistribuiu os alunos nas outras nove turmas e assim, dissolveu os ‘famosos’ grupinhos.
Considerando a máxima de Chatelier, a direção reduziu a concentração dos alunos indisciplinados nas turmas, diminuiu a pressão sofrida pelos professores em conseguir aplicar os conteúdos planejados e baixou a temperatura dos nervos, sempre à flor da pele, de todos que por ali se encontravam.
É claro que a panela de pressão se concentrou no horário de recreio, mas aí... é outra conversa!