Logo Parimpar
Instagram Parimpar
youtube-Parimpar
Linkedin-Parimpar
Facebook-Parimpar
Editor HTML Online
   

Os astros no comando da educação. Suplemento da revista eletrônica O giz da educação, vol.6 nº. 1 (2022) ISSN 2764-0477– DOI 10.6084/m9.figshare.19536031

 

JUNHO – ÀS VEZES É PRECISO RECUAR, PARA ENTÃO AVANÇAR!

 

O que diz a Base Nacional Comum Curricular

 

Dentre as habilidades indicadas pela BNCC para o 3º ano, no campo da leitura ‘na vida pública’ está a de “identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer")”.

 

Na prática

 

GENEROS DISCURSIVO JUNHO 22
Fonte: próprio autor, 2022

 

Solução científica

 

Depois de saber o que a meninada pensa sobre isso, organiza as informações e dê uma palhinha sobre gêneros discursivos, nada muito aprofundado, lembre-se a turminha está no 3º ano. Então, tente explicar com objetividade o que seja um gênero discursivo (cotidiano, literário/artístico, escolar, jornalístico, publicitário, jurídico, produção e consumo, entre outros). Crie uma receitinha prá cada gênero.

 MADAME ZAPIM JUNHO 22Fonte: próprio autor, 2022

.TODA RECEITA TEM JUNHO 22Fonte: próprio autor, 2022.


Bora pesquisar uma receita simples e fácil prá fazer na sala de aula e, aproveita prá colocar a turma para fazer a leitura, em voz alta. Eles descobrirão na prática a importância de cada conteúdo e como eles deverão ser organizados, para que ao final, a receita fique bem gostosa e prazerosa!

Legal! Uma aula diferente e gostosa! É só ter bastante atenção quanto ao estilo de dominância da turma (impaciente, atenciosos e práticos). Respeite isso e tenha certeza, suas aulas farão o maior sucesso!

Para MADAME ZAPIM os astros não mentem jamais! 
Educação se faz contando boas histórias!!!