Os astros no comando da educação. Suplemento da revista eletrônica O giz da educação, vol.6 nº. 1 (2022) ISSN 2764-0477– DOI 10.6084/m9.figshare.19536031
Dentre as habilidades indicadas pela BNCC para o 3º ano, no campo da leitura ‘na vida pública’ está a de “identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer")”.
Fonte: próprio autor, 2022
Depois de saber o que a meninada pensa sobre isso, organiza as informações e dê uma palhinha sobre gêneros discursivos, nada muito aprofundado, lembre-se a turminha está no 3º ano. Então, tente explicar com objetividade o que seja um gênero discursivo (cotidiano, literário/artístico, escolar, jornalístico, publicitário, jurídico, produção e consumo, entre outros). Crie uma receitinha prá cada gênero.
Fonte: próprio autor, 2022
.Fonte: próprio autor, 2022.
Bora pesquisar uma receita simples e fácil prá fazer na sala de aula e, aproveita prá colocar a turma para fazer a leitura, em voz alta. Eles descobrirão na prática a importância de cada conteúdo e como eles deverão ser organizados, para que ao final, a receita fique bem gostosa e prazerosa!
Legal! Uma aula diferente e gostosa! É só ter bastante atenção quanto ao estilo de dominância da turma (impaciente, atenciosos e práticos). Respeite isso e tenha certeza, suas aulas farão o maior sucesso!