Logo Parimpar
Instagram Parimpar
youtube-Parimpar
Linkedin-Parimpar
Facebook-Parimpar
Editor HTML Online
   

Os astros no comando da educação. Suplemento da revista eletrônica O giz da educação, vol.7 nº. 1 (2022) ISSN 2764-0477– DOI 10.6084/m9.figshare.19536031

 

JULHO – Competências socioemocionais na educação!

 

O que diz a Base Nacional Comum Curricular

 

No campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema muito importante nos dias atuais é o bullying. O termo bully pode ser traduzido como valentão, brigão ou tirano. Assim, o termo bullying compreende o conjunto de ações violentas e intencionais (geralmente repetidas) contra outra pessoa e que tem como produto danos que variam desde a ordem física à psicológica, deixando “marcas” não apenas momentâneas, mas também capazes de reverberar ao longo da vida da pessoa que foi alvo do bullying.

 

Na prática

 

Planejamento de ações que auxiliem as crianças e adolescentes a combaterem qualquer tipo de discriminação na escola, e fortaleçam aqueles que se sentirem prejudicados, discriminados ou violentados, considerando os canais para denúncia e diálogo.

 

Solução científica

 

Realizar um trabalho conjunto com a equipe pedagógica é uma boa solução. Que tal chamar a turma da psicologia, psicopedagogia, mães, pais e representantes de alunos para uma discussão aberta, clara e informativa. No âmbito das ciências humanas e aí incluímos a psicologia, serviço social, psicopedagogia muitas teorias, testadas e já aplicadas, poderão ser utilizadas em comum acordo. Aí é bom que tudo fique bem claro, explicado e que não restem dúvidas aos participantes. A ética e o respeito aos limites de todos é fundamental para o resultado de sucesso!

 

Para mim, MADAME ZAPIM, os astros não mentem jamais! 
Educação se faz contando boas histórias!!!