Logo Parimpar
Instagram Parimpar
youtube-Parimpar
Linkedin-Parimpar
Facebook-Parimpar
Editor HTML Online
   

Curtinhas vol.13 nº.1 (2022)
ISSN 2764-0280

 

VIVA (Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes

 

Não passava pela cabeça a existência de uma revista eletrônica, produzida pelo Sistema Único de Saúde. É uma revista publicada trimestralmente, de fluxo contínuo, muito bem produzida, contendo dados bem interessantes da turma que atua na área de saúde, principalmente no campo do serviço público.

Depois de manusear vários artigos lá publicados, foi possível observar a qualidade textual, até porque trata-se de uma revista classificada com Qualis B2 em saúde pública. Foi lá que conhecemos o sistema VIVA.

Aprendemos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a violência em três grandes grupos: a) autoprovocada ou auto infligida; b) interpessoal, muito estudada e alertada pelos cientistas principalmente àqueles que atuam no campo da criminalidade, porque trata-se da violência acometida no âmbito intrafamiliar e violência doméstica e c) extrafamiliar, essa violência então, serve de noticiários diários sobre crime e criminosos.

Muito pouco se ouve falar sobre o grupo a, definido como autoprovocada e os índices são bem alarmantes nas escolas de nível de escolaridade médio. Esse sim é um problema de saúde mental, em sua maioria e por não ser abordado de modo correto e norteador aos educadores, passa incólume.

Patiluc