Logo Parimpar
Instagram Parimpar
youtube-Parimpar
Linkedin-Parimpar
Facebook-Parimpar
Logo Parimpar
              

Curtinhas vol.20 nº.1 (2024)
ISSN 2764-0280

A importância de se acreditar nos sonhos.

 

Era uma vez uma menina, que sonhava em ser professora, mas não teve oportunidade de terminar os estudos.


Dentre seus sonhos, um deles era construir uma escola não formal para ensinar os sabores tradicionais, já que isso não seria possível na escola formal, pois em todas elas há determinadas regras e diversidade de povos, o que impedia alguns ensinamentos necessários para o fortalecimento do seu povo dentro dos conhecimentos milenares.


Em uma noite de sono sonhou com uma nativa tirando um diploma de licenciatura.

Após anos de prática de ensino de maneira autônoma e voluntária surgiu a oportunidade de ser professora da língua e cultura do seu povo, função para a qual não se exigia diploma formal, mas, sim, um diploma ancestral cultural e espiritual. E então, a menina, que já tinha se tornado mulher, teve a oportunidade de exercer sua profissão de maneira respeitosa e ser remunerada por isso, o que lhe permitia conquistar seus outros sonhos.
Ela se tornou a primeira professora com o diploma ancestral, pôde seguir com os ensinamentos tão necessários na escola formal quanto na não formal, passou a ser reconhecida mundialmente, sendo inspiração para as demais mestras e mestres dos conhecimentos tradicionais.


A partir disso, ela começou ser convidada para dar palestras e para contar sua história de como surgiu o reconhecimento ancestral através dos sonhos. A pequena guerreira, muito feliz e entusiasmada, contava sua história de maneira inspiradora incentivando as pessoas a acreditarem em seus sonhos, pois os maiores ensinamentos espirituais vêm através deles.


E para que eles sejam possíveis é necessário acreditar, praticar e exercer o chamado. Ainda que muitos não creiam, as pessoas escolhidas precisam acreditar para que o espírito da sabedoria ancestral possa trabalhar e passar os ensinamentos.


Cada ser humano possui sabedoria e todos e todas podem se tornar grandes mestres e mestras mesmo sem ter frequentado uma faculdade.


É preciso sonhar, acreditar, exercer, praticar e ter fé para tudo se concretizar.

 

- Idiane Crudzá -
É indígena do povo Kariri-Xocó, originário de Alagoas.
Ela é a guardiã da tradição do povo Kariri-Xocó.